Você fez um eco Doppler e apareceram vários vasos pintados de vermelho e fala em refluxo da safena no texto. Não se desespere. Primeira coisa para saber é que você tem tempo de escolher o melhor tratamento. A cirurgia de varizes urgente é rara (se existir). Você pode escolher com calma o melhor procedimento ou até escolher usar meias elásticas a vida toda.
Vamos fazer um resumo dos maiores erros ao decretar uma safena como doente só pelo refluxo que apareceu.
Erro número 1: Temos visto alguns vícios de erros no eco Doppler. Por algum motivo, muitas vezes o exame taxa a safena como tendo refluxo baseado somente na visão color do eco. Afinal o exame se chama eco color Doppler, correto?
INCORRETO: Se não tiver a análise da onda do refluxo na safena não se pode ter certeza que ela tem refluxo. (Veja a análise de onda mais abaixo). Só com o color o diagnóstico do refluxo pode ser errado, não mede tempo nem quantidade. Infelizmente temos visto inúmeros casos sem uso do espectral, dizendo que tem refluxo só com o color na safena.
Erro número 2: Digamos que tem uma onda de refluxo no exame, ai, sim, a safena é doente. Correto?
INCORRETO: Existem inúmeros estudos que mostram que o refluxo é reversível em alguns casos. Procedimentos podem resolver o refluxo (nós vemos isso toda a semana). Emagrecimento e suspensão de vasodilatadores podem reverter também. Mesmo sem resolver o refluxo, podemos melhorar a circulação e diminuir a pressão, cessando sinais e sintomas sem precisar destruir a safena.
Erro número 3: Digamos que tenho refluxo e sintomas. Não quero usar meias elásticas. Preciso destruir minha safena? Queimar ela com laser ou radiofrequência? Tirar na cirurgia comum? Fechar ela inflamando ela com espuma?
Não necessariamente. Existem procedimentos de escleroterapia nas colaterais que podem recuperar a safena. E nos casos mais graves, podemos fazer cirurgias com base na circulação (hemodinâmica) e resolver os problemas de fluxo mantendo a safena. Tira a sobrecarga e ela pode diminuir de tamanho, refluxo e sintomas melhorarem.
Fazemos isso de rotina por aqui. Vamos falar sobre os 3 motivos.
A) Caso a pessoa precise ponte de safena no futuro, a safena está ali.
B) A retirada da safena elimina o caminho principal do sangue caso aconteça um trauma ou trombose profunda naquela perna.
C) O corpo lida com a destruição da safena de várias formas. O corpo precisará solucionar a falta da veia, e nem sempre a solução é o que desejamos, pois pode estimular novos vasos.
* Utiliza hemodinâmica para melhorar o fluxo
* Mantém a safena para salvar a vida em caso de necessidade de ponte
* Tratamento preciso e minimamente invasivo baseado na hemodinâmica venosa
* Procedimento rápido e eficaz
* Recuperação rápida
* Emprega equipamento de visualização de veias e EcoDoppler para ver veias que não aparecem ao olho nu
* Minimiza a necessidade de cirurgia
Dr. Felipe Faccini se especializou em CHIVA em Florença, uma técnica inovadora que visa preservar o capital venoso da perna e tratar doenças venosas de forma eficaz e minimamente invasiva. Atualmente, ele é um dos instrutores da certificação mundial em CHIVA e preservação de safena, compartilhando seu conhecimento com outros profissionais da área.
Ele também é o idealizador da Mentoria Pró-Safena e autor de um livro de hemodinâmica venosa, utilizado em treinamentos no Brasil e no exterior.
Sua paixão pelo ensino e pela evolução da ciência o levou a desenvolver programas de mentorias que ajudam angiologistas e cirurgiões vasculares a se atualizarem e aprimorarem seus tratamentos.
Com centenas de safenas preservadas e pacientes beneficiados, Dr. Felipe Faccini continua a trazer possibilidades para tratamento de varizes e a contribuir significativamente para a ciência médica.
Recentemente recebeu o prêmio de artigo mais citado nos últimos 3 anos no Jornal Vascular Brasileiro.
Também foi homenageado no 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular em Brasília.
É ele que trata pessoalmente todos seus pacientes.
Dr. Felipe Faccini 2024 | Todos os direitos reservados.