Devemos retirar ou destruir a safena para tratar varizes?

A questão mais frequente no consultório vascular é se podemos e devemos retirar a safena. Muitas vezes o assunto é abordado superficialmente. SIM, o sistema profundo é responsável pela maioria do fluxo da perna. Mas a retirada da safena cria obstáculo para as veias da pele, que precisam drenar para o sistema profundo para chegar até o coração.

São 3 as principais utilidades da safena no futuro do paciente: 

1) Pontes de safena para o coração ou outros órgãos.
2) Drenar as varizes e colaterais para que seu fluxo chegue no sistema profundo e coração.
3) Caso ocorra um trauma ou trombose nas veias profundas, a safena se tornará a drenagem da perna. 

Temos um post bem legal sobre sobre onde vai o sangue depois de destruída ou retirada a safena.

 

Mas como podemos manter a safena?

 

Existem ótimas opções para fazer o tratamento dos casos de varizes sem destruir as veias da perna (tanto casos leves quanto graves com edema e úlcera).

Primeiramente, o tratamento adequado das colaterais pode melhorar ou até recuperar a safena evitando cirurgia. Hoje em dia, podemos tratar mais de 80% dos casos importantes de varizes sem cirurgia. Isto se faz com escleroterapia focada no problema circulatório, não somente no que aparece visualmente.

Nos casos mais graves, uma cirurgia hemodinâmica sob anestesia local e sem repouso pode resolver o caso mantendo a safena e retirando muito pouco do capital venoso do paciente.

No vídeo abaixo discutimos onde vai o fluxo do sangue após a retirada da safena

Aprofundando o assunto: Se tiver interesse em ler mais sobre a técnica temos um artigo de revisão publicado no Jornal Vascular Brasileiro. É só clicar nesse link ou na imagem da capa da revista abaixo. 
Phone icon
51 30920805
WhatsApp icon
51 998746999