Cuidados com os pés – Diabetes e Edema

Os pacientes diabéticos e edematosos devem cuidar muito bem dos pés, podendo evitar grandes problemas futuros com simples cuidados rotineiros.


 Alto nível de glicemia pode afetar os nervos dos pés e causar problemas de circulação do sangue. Quando os nervos dos pés e das pernas ficam afetados, a pessoa pode começar a ter sensação de formigamento e “agulhadas”. Além disso, pode perder a sensibilidade dos pés e não sentir dor, pressão ou alteração de temperatura. Se tiver uma lesão qualquer, pode não notar imediatamente, ficando sujeita a infecções.

O edema,por sua vez, favorece alterações na pele que propiciam entrada de bactérias e proliferação das mesmas.

A infecção ou falta de circulação do sangue pode causar ate mesmo amputação (nos diabeticos). Nos pacientes com edema venoso a amputação é raríssima e não deve ser a preocupação. entretanto, a queda qualidade de vida pode ser muito grande e os cuidados gerais melhoram isso. 

Os sinais de falta de circulação do sangue incluem – importante para diabéticos monitorar os seguintes sinais:


1) Dor nas pernas ou nos pés, especialmente quando se pratica exercício físico.

2) Dor ou sensação de cansaço nas pernas durante a noite.


3) Feridas que não são curadas, pés inchados, de coloração azul ou planta dos pés ressecada e rachada.


Orientações para o cuidado dos pés:


1) para ver se há bolhas, rachaduras, cortes ou pele seca entre os dedos ou na planta do pé e vermelhidão. Use um espelho ou peça ajuda de outra pessoa se você tiver dificuldade em ver seus pés.


2) Comunique seu médico caso encontre qualquer lesão.


3) Lave os pés diariamente com sabão neutro e água morna. Observe bem a temperatura da água para garantir que não esta demasiadamente quente. Enxugue bem os pés, inclusive entre os dedos.


4) Evite colocar os pés de “ molho”, pois poderá causar ressecamento.


5) Use uma loção ou creme no dorso e planta dos pés (exceto entre os dedos), especialmente nas áreas mais ressecadas. 

6) É melhor aparar as unhas dos pés com uma lixa, ou invés de cortá-las ou cortar com muito cuidado; aparar em linha reta de um lado para o outro. Evite “entrar em direção a pele” e não corte as cutículas.


7) Antes de calçar meias e sapatos, verifique se não há nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar seus pés.


8) Use sapatos confortáveis (couro mole e sem costura,de preferência), que calcem bem e
conseqüentemente não causem bolhas..Durante todas as estações do ano, você deve usar sapatos fechados, que oferecem maior proteção aos seus pés.


9) Não ande descalço, mesmo dentro de casa.


10) Use de preferência sempre meias de algodão, sem costura, pois ajudam a manter seus pés secos. Se sentir frio nos pés, use meias quentes. O elástico das meias não deve comprimir a região do tornozelo.


11) Não use almofadas elétricas nem bolsas de água quente para esquentar seus pés. Calor somente o que vem do corpo. 


12) Se você tiver calos ou verrugas, procure um especialista para tratá-los, porém jamais tente remove-los sem orientação médica especializada. Os produtos indicados para tal finalidade podem lesar a pele e causar problemas.

13) Use uma toalha separado para os pés e o corpo. 


O cuidado com os pés é um item muito importante no controle do Diabetes e edematosos. Seu médico ajudará você a desenvolver o melhor tratamento para cuidar de seus pés.

Phone icon
51 30920805
WhatsApp icon
51 998746999