Cirurgia de Varizes CHIVA – Pós-operatório para pacientes que moram longe

Orientações antes do procedimento

O procedimento é realizado com anestesia local. Para cuidado do paciente e alguma sedação leve em pessoas mais nervosas chamamos anestesista. Por esse motivo é importante o JEJUM DE 8 HORAS (ÁGUA 6H).

Os exames pré operatórios solicitados pelo Dr F Faccini e equipe devem estar prontos no dia da cirurgia. Nem sempre os exames estão disponíveis para visualização pela internet adequadamente, se possível você deve imprimir e levar os exames consigo.

IMPORTANTE: No período pós operação as veias vão diminuindo velozmente ou às vezes lentamente depende do caso. Depois de diminuir a pressão dentro da veia a pressão no sistema venoso doente diminui e as veias também. Na maioria dos casos as colaterais e algumas microvarizes desaparecem nas semanas após a cirurgia. Em poucos casos algumas colaterais e microvarizes não desaparecem, para resultado cosmético fazemos laser cutâneo e/ou esclerose depois de algum tempo. Isso acontece com os outros métodos também. Não existe cura definitiva para a insuficiência venosa crônica, o que fazemos é o máximo para evitar as complicações da doença e recidiva.

O Ecodoppler CHIVA normalmente é realizado no mesmo dia ou no dia anterior ao procedimento no consultório. Se houver impedimento avisar o médico e pode-se realizar o mapa venoso no bloco cirúrgico mesmo mas em casos de exceção.

Segundo RECOMENDAÇÃO CFM Nº 1/2016 o paciente deve ter informação sobre o procedimento e assinar o termo de consentimento. Temos um termo bem explicativo quanto às técnicas cirúrgicas de varizes que deve ser bem lido e dúvidas tiradas. Levar termo no dia do procedimento, lido e assinado.

Orientações após o procedimento

Como você deve ter lido no termo a principal intercorrência após cirurgias em geral e a trombose de veias e suas complicações. Nós tomamos diversos cuidados para que isso não ocorra e esses devem ser seguidos rigorosamente.

O paciente deve CAMINHAR BASTANTE já desde as primeiras horas depois da cirurgia. No mínimo dois passeios caminhando ao dia e muitas pequenas caminhadas dentro de casa. Pode ir a supermercado, shopping  ou caminhar na rua.
Paciente deve beber bastante água (2 litros ao dia)
Paciente deve usar medicação para afinar o sangue no período do PO. Duas opções são Enoxaparina 40 mg 1 seringa subcutáneo cada 24h ou eliquis 2.5 mg 12/12h via oral. O número de dias varia de acordo com o caso, consulte o médico para saber quantos dias (a primeira dose é dada ainda no hospital e deve iniciar somente 24h após).
As meias elásticas devem ser usadas sem retirar por 24h e depois retirar para dormir e colocar novamente ao acordar. Tipo ⅞ com compressão 20-30 mmHg a ser comprada em loja especializada com a perna medida na hora. Guarde bem suas meias pois em viagens longas  os pacientes varicosos devem usar a meia e ela tem duração de 6 meses de uso contínuo. No período pós operatório usamos 15 dias, mas em pacientes com varizes volumosas podemos precisar mais tempo.
A alimentação deve ser normal, sem restrições nem adições devido ao procedimento.

Os pontos são retirados com 6-7 dias de PO pelo médico. Reservamos data usualmente quando reservamos a data da cirurgia.

Os curativos que saem do bloco são feitos para compressão e devem ficar 24h sem retirar. Após as 24h se molhar ou sujar pode retirar e colocar um band-aid ou nexcare tamanho grande em cima para proteger o ponto. Na hora do banho deixar o curativo e no final retirar o úmido, secar levemente e colar o novo.

Normalmente a CHIVA dói pouco. A maioria dos pacientes toma menos de 2 cp para dor e muitos nenhum. Sugerimos que use medicação para dor que costuma usar e somente se doer.

Se houver edema grande, febre, secreção ou outros sinais de problema ligue para o médico e/ou compareça na emergência do hospital para avaliar.

Orientações específicas para pacientes que moram longe

Nossa sugestão é que o paciente fique no Rio Grande do Sul até a retirada dos pontos (6-7 dias). Não necessariamente em Porto Alegre. No dia da cirurgia e no próximo sugerimos que fique em Porto Alegre assim como no 6-7 dia. Nos demais pode aproveitar e ajudar a recuperação fazendo turismo e caminhar por aqui. Existem hotéis de diversas faixas de preço e número de estrelas perto do consultório e também em Gramado e Canela para os dias para os dias PO 3,4 e 5. Além disso, os pacientes que vão voar fazem extensão de profilaxia com medicamento que afina o sangue levemente para 10 dias.

Se você morar perto de Porto Alegre acesse o link para pacientes de perto.

Temos alguns link úteis para turismo, basta clicar nas fotos de Bento Gonçalves, Porto Alegre e Gramado abaixo.

La-Fontana-Fabiane-Capellaro-SEMTUR-e1512151920917
varizes Porto Alegre
gramado