Características CHIVA: Diferente de laser, espuma e safenectomia – mantém a safena.

O método CHIVA se diferencia dos demais métodos de tratar varizes porque coloca como primeira premissa a manutenção das veias safenas. Nao se trata do melhor método para eliminar a safena como e feito no stripping e na ablação química e física (Laser, radiofrequência e esclerose). Nessa técnica o especialista escolhe como e para onde vai drenar o fluxo das veias insuficientes para obter melhora clínica do paciente.

O Resultado funcional se baseia em 3 premissas.

  1. Interromper a circulação alterada – Shunt veno-venoso. Ou seja, vazamento de fluxo do sistema venoso profundo para o superficial deve cessar.
  2. Fracionar a pressão e diminuir o fluxo venoso nas veias, interrompendo os pontos de fuga de sangue. A figura abaixo mostra o teste de Perthes. A mesma perna antes e depois de colocarmos uma tira de borracha para observarmos a diminuição de calibre das veias pela diminuição da pressão proveniente da circulação profundo – superficial indevida.
  3. Utilizar algum ponto de conexão superficial-profundo distal para devolver o fluxo ao sistema profundo. Ponto de reentrada – Marcado com P na foto.

Fazemos uma cartografia venosa completa pré-operatória que se segue de uma intervenção minimamente invasiva sob anestesia local, baixos escores de dor e alta imediata.