Orientações para pacientes que farão a cirurgia CHIVA

Respostas Rápidas:

Dirigir? Dia seguinte se não tiver pontinhos inguinais. Se tiver curativo inguinal 2-3 dias para pequenos percursos e 7 dias para grandes percursos.

Banho? Normalmente. Tomar banho com curativo e no final retirar o curativo molhado e colocar um BandAid ou Nexcare Flexível grande para proteger.

Caminhar? Quanto mais melhor já desde o primeiro dia.

Academia? Sem fazer esforço exagerado nas pernas. Iniciar no dia seguinte à cirurgia e usando as meias elásticas.

Massagem? Normalmente. Por motivos óbvios orientamos que o profissional que realiza as massagens evite pressão direta no local dos curativos.

Jejum? No pré-operatório 6h sem ingerir nada, nem água, nem chiclete, nem bala. Nada. Fora esse período alimentação normal.

Meia elástica? Depende do caso e da elasticidade das varizes. Usualmente manter 24h sem retirar após sair do procedimento. Após esse período usar somente durante o dia por 14 dias.

Medicamentos? Nosso protocolo prevê utilização de medicação para evitar trombose venosa por 10 dias pós-operatório. Começar no dia seguinte pois já damos uma dose no hospital.

Dor? Mais da metade dos pacientes não toma remédio pra dor. Os pacientes que têm dor utilizam algum analgésico simples poucas doses (o que está acostumado e/ou conforme receita).

Antes

O procedimento é realizado com anestesia local. Para cuidado do paciente e alguma sedação leve em pessoas mais nervosas chamamos anestesista. Por esse motivo é importante o JEJUM DE 6 HORAS.

Os exames pré operatórios solicitados pelo Dr Faccini e equipe devem estar prontos no dia da cirurgia. Nem sempre os exames estão disponíveis para visualização pela internet adequadamente, se possível você deve imprimir e levar os exames consigo.

IMPORTANTE: No período pós operação as veias vão diminuindo velozmente ou às vezes lentamente depende do caso. Depois de diminuir a pressão dentro da veia a pressão no sistema venoso doente diminui e as veias também. Na maioria dos casos as colaterais e algumas microvarizes desaparecem nas semanas após a cirurgia. Em poucos casos algumas colaterais e microvarizes não desaparecem, para resultado cosmético fazemos laser cutâneo e/ou esclerose depois de algum tempo. Isso acontece com os outros métodos também. Não existe cura definitiva para a insuficiência venosa crônica, o que fazemos é o máximo para evitar as complicações da doença e recidiva.

O Ecodoppler CHIVA normalmente é realizado no mesmo dia ou no dia anterior ao procedimento no consultório. Se houver impedimento avisar o médico e pode-se realizar o mapa venoso no bloco cirúrgico mesmo mas em casos de exceção.

Segundo RECOMENDAÇÃO CFM Nº 1/2016 o paciente deve ter informação sobre o procedimento e assinar o termo de consentimento. Temos um termo bem explicativo quanto às técnicas cirúrgicas de varizes que deve ser bem lido e dúvidas tiradas. Levar termo no dia do procedimento, lido e assinado.

Depois

Como você deve ter lido no termo a principal intercorrência após cirurgias em geral e a trombose de veias e suas complicações. Nós tomamos diversos cuidados para que isso não ocorra e esses devem ser seguidos rigorosamente.

O paciente deve CAMINHAR BASTANTE já desde as primeiras horas depois da cirurgia. No mínimo dois passeios caminhando ao dia e muitas pequenas caminhadas dentro de casa. Pode ir a supermercado, shopping  ou caminhar na rua.
Paciente deve beber bastante água (2 litros ao dia)
Paciente deve usar medicação para afinar o sangue no período do PO. O número de dias e a droga variam de acordo com o caso, consulte o médico para saber quantos dias (a primeira dose é dada ainda no hospital e deve iniciar somente 24h após).
As meias elásticas devem ser usadas sem retirar por 24h e depois retirar para dormir e colocar novamente ao acordar. Tipo ⅞ com compressão 20-30 mmHg a ser comprada em loja especializada com a perna medida na hora. Guarde bem suas meias pois em viagens longas  os pacientes varicosos devem usar a meia e ela tem duração de 6 meses de uso contínuo. No período pós operatório usamos 15 dias, mas em pacientes com varizes volumosas podemos precisar mais tempo.
A alimentação deve ser normal, sem restrições nem adições devido ao procedimento.

Os pontos são retirados com 6-7 dias de PO pelo médico. Reservamos data usualmente quando reservamos a data da cirurgia.

Os curativos que saem do bloco são feitos para compressão e devem ficar 24h sem retirar. Após as 24h se molhar ou sujar pode retirar e colocar um band-aid ou nexcare tamanho grande em cima para proteger o ponto. Na hora do banho deixar o curativo e no final retirar o úmido, secar levemente e colar o novo.

Normalmente a CHIVA dói pouco. A maioria dos pacientes toma menos de 2 cp para dor, e muitos nenhum. Sugerimos que use medicação para dor que costuma usar e somente se doer.

Se houver edema grande, febre, secreção ou outros sinais de problema ligue para o médico e/ou compareça na emergência do hospital para avaliar.

Orientações específicas para pacientes que moram longe

Nossa sugestão é que o paciente fique no Rio Grande do Sul até a retirada dos pontos (6-7 dias). Não necessariamente em Porto Alegre. No dia da cirurgia e no próximo sugerimos que fique em Porto Alegre assim como no 6-7 dia. Nos demais pode aproveitar e ajudar a recuperação fazendo turismo e caminhar por aqui. Existem hotéis de diversas faixas de preço e número de estrelas perto do consultório e também em Gramado e Canela para os dias para os dias PO 3,4 e 5. Além disso, os pacientes que vão voar fazem extensão de profilaxia com medicamento que afina o sangue levemente para 10 dias.

Temos alguns link úteis para turismo, basta clicar nas fotos de Bento Gonçalves, Porto Alegre e Gramado abaixo.

La-Fontana-Fabiane-Capellaro-SEMTUR-e1512151920917
varizes Porto Alegre
gramado

Phone icon
51 30920805
WhatsApp icon
51 998746999