Vasinhos – Conectados com as veias maiores

As micro veias (vasinhos) estão conectadas frequentemente com veias colaterais maiores e algumas vezes até com a safena. Muitas decepções com o tratamento de varizes ocorrem quando se minimiza a importância dessas veias maiores. Quando tratamos casos com refluxo em colaterais maiores que as que são vistas pelo paciente temos chance de melhorar o casos e evitar progressão daquelas veias maiores com o tempo.

Existem 2 teorias principais sobre o desenvolvimento das varizes. As micro veias têm válvulas. Existem estudos que sugerem que essas veias estão diretamente ligadas a progressão das varizes. A teoria ascendente considera que a doença nas veias menores é progressiva e vai deteriorando veias maiores. A teoria ascendente considera que as válvulas das veias maiores vão progressivamente estragando a das veias menores por efeito da coluna de pressão. Provavelmente ambas teorias são complementares.

A importância disso é que o tratamento deve visar resolução do quadro como um todo, não somente focar no que se enxerga no momento.

Vasinhos Faccini
Teoria Ascendente
Teoria Descendente