question CHIVA

Como é feita a Técnica CHIVA?

Publicado por

Como se faz a CHIVA? Essa é uma pergunta que tem sido frequente no BLOG do site.

O primeiro passo (e mais importante) é uma ecografia detalhada feita bem proximo da cirurgia. Desta forma, nós defendemos que o próprio cirurgião faça a ECO para mapear as veias para realizar a CHIVA. Entretanto, alguns grupos na Europa tem um ecografista e um cirurgião que trabalham juntos.

A EcoCHIVA para mapeamento deve ser realizada para identificar de onde vem e para onde vai o fluxo que erroneamente está aumentando a pressão dentro das varizes. Assim, identificamos qual a fonte do sangue que está enchendo as varizes e podemos programar o tratamento. Além disso, a importância do mapeamento é grande para diminuir o tamanho dos pequenos cortes. Assim, quanto mais preciso o mapeamento, menor ficam as incisões. Desta forma, uma eco bem feita possibilita fazer tudo sob anestesia local e diminui as pequenas cicatrizes. Nós chamamos anestesista sempre para caso o paciente fique nervoso ou precise assistência, mas normalmente explicamos e pedimos que não peça sedação ou o mínimo possível.

À seguir, o paciente é encaminhado ao bloco cirúrgico onde fazemos anestesia local nos locais identificados como fontes do sangue que dilatam as veias e fazemos o fechamento dos mesmos.

Mas fecha como? Depende do tipo de veia, algumas com dois nós somente e veias grandes se usa um clip de titânio pois existem estudos mostrando que a crossotomia com clip de titânio tem 7 vezes menos recidiva de varizes que a crossectomia feita nas outras técnicas.

clip CHIVA

Leia Também

Recursos Científicos sobre CHIVA

Vantagens da CHIVA

Teste de Qualidade de vida online

Curta a página

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.