Estudo recente na França ligou diretamente o tamanho da safena com as complicações em pacientes com varizes. Para tanto, estudaram 2450 membros (1245 pessoas) com sintomas de varizes. Dentre eles, 40% apresentavam insuficiência de safena e 60% apenas veias menores. Dentre os pacientes com safena doente 62% tinham a safena com diâmetro considerado normal < 6mm. Além disso, o estudo demonstrou que quanto maior o tamanho (diâmetro) da safena maior a chance de apresentar as complicações da insuficiência venosa.
Lições importantes do estudo.
- 60% dos casos não tinham safena envolvida nos sintomas, ou seja, não necessitam procedimentos maiores para resolver.
- Dos casos que tinham envolvimento da safena, ela sequer tinha tamanho alterado na maioria dos casos.
- Notadamente, a safena maior envolve uma chance maior de complicações das varizes.
Traduzindo isso para nosso dia-a-dia.
- Na nossa pratica, mais de 80% dos casos não necessitam cirurgia para tratar. Talvez os nossos pacientes procurem ajuda mais cedo.
- O fato da safena ter tamanho normal na maioria dos casos corrobora a ideia central da CHIVA que a veia é um conduto da pressão do sangue mais do que a causa da doença. As técnicas que destroem a safena na pratica eliminariam 62% de safenas com tamanho normal somente porque ela tinha refluxo(que pode ser resolvido eliminando a fonte dele)
- Sobre o tamanho e complicações, tamanho da safena importa sim e quanto maior for a veia maior a chance do paciente ter problemas.
Leia também os motivos de manter a safena
Leia também sobre as fugas pélvicas
Leia também a importância da safena na coxa