O tamanho da safena importa?

Publicado por

Estudo recente na França ligou diretamente o tamanho da safena com as complicações em pacientes com varizes. Para tanto, estudaram 2450 membros (1245 pessoas) com sintomas de varizes. Dentre eles, 40% apresentavam insuficiência de safena e 60% apenas veias menores. Dentre os pacientes com safena doente 62% tinham a safena com diâmetro considerado normal < 6mm. Além disso, o estudo demonstrou que quanto maior o tamanho (diâmetro) da safena maior a chance de apresentar as complicações da insuficiência venosa.

Lições importantes do estudo.

  1. 60% dos casos não tinham safena envolvida nos sintomas, ou seja, não necessitam procedimentos maiores para resolver.
  2. Dos casos que tinham envolvimento da safena, ela sequer tinha tamanho alterado na maioria dos casos.
  3. Notadamente, a safena maior envolve uma chance maior de complicações das varizes.

Traduzindo isso para nosso dia-a-dia.

  1. Na nossa pratica, mais de 80% dos casos não necessitam cirurgia para tratar. Talvez os nossos pacientes procurem ajuda mais cedo.
  2. O fato da safena ter tamanho normal na maioria dos casos corrobora a ideia central da CHIVA que a veia é um conduto da pressão do sangue mais do que a causa da doença. As técnicas que destroem a safena na pratica eliminariam 62% de safenas com tamanho normal somente porque ela tinha refluxo(que pode ser resolvido eliminando a fonte dele)
  3. Sobre o tamanho e complicações, tamanho da safena importa sim e quanto maior for a veia maior a chance do paciente ter problemas.

 

Leia também os motivos de manter a safena

Leia também sobre as fugas pélvicas

Leia também a importância da safena na coxa

Curta a página

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.