Complicações Cirurgias de Varizes e Resultados

Publicado por

As complicações de cirurgias de varizes são pergunta frequente ao vascular.  Infelizmente,  muitas vezes isso não é discutido na profundidade que deveria. Como na maioria dos casos de varizes o paciente tem a opção de não fazer nada e viver o resto da vida usando compressão elástica.

A tabela a seguir tem as taxas de complicações de diversos procedimentos que podem ser feitos para varizes. Conquanto, podemos observar que a CHIVA tem menos hematomas, lesão de nervo e recidivas que a maioria das técnicas. Assim, utilizamos a cirurgia hemodinâmica CHIVA com primeira escolha na clinica.

Como base científica para os gráficos pegamos as complicações em revisão sistemática da Cochrane, que traduz ensaios clínicos sobre o assunto. Referências no final da página se houver interesse.

Observações importantes: 

Observação 1: Os estudos sobre manchas na pele tiveram métodos diferentes e avaliação diferente entre as técnicas. Por exemplo, parece obvio que se analisar hematomas com uma semana após o procedimento acharemos muitos, mas se esperarem 3 meses para avaliar acharemos poucos.

Nos estudos CHIVA x stripping, CHIVA teve hematomas em 46% e stripping em 71%. Nos estudos Laser x stripping o laser teve manchas em 31% e a cirurgia em 39%. Isso sugere que os estudos CHIVA foram mais rigorosos ou precoces nessa avaliação que estudos laser. Sobre as manchas na pele em relação a espuma, a meta-análise revelou que no Stripping 3,2% e na espuma 4,5% do paciente tiveram manchas. A mesma cirurgia Stripping que teve 71% nos estudos contra CHIVA teve 3,2% nos estudos contra espuma, deixando claro que o método de avaliação foi diferente. Existem estudos que demonstram manchas de pele precoces com espuma de 30%. Isso provavelmente ocorreu pois alguns estudos avaliavam os pacientes logo em seguida e outros avaliam meses após quando muitas das manchas já sumiram.

Observação 2- Sobre a recidiva o CHIVA e o Stripping tem dados até 10 anos, o laser até 5 e espuma até 2 anos.

 

Complicações cirurgia de Varizes
Complicações e tipos de procedimentos em varizes
Referências científicas usadas para análise:
Nesbitt C, Eifell RK, Coyne P, Badri H, Bhattacharya V, Stansby G. Endovenous ablation (radiofrequency and laser) and foam sclerotherapy versus conventional surgery for great saphenous vein varices. Cochrane Database Syst Rev. 2011;20115(10):CD005624.
Bellmunt-Montoya S, Escribano JM, Dilme J, Martinez-Zapata MJ. CHIVA method for the treatment of chronic venous insufficiency. Cochrane Database Syst Rev. 2013;7(7):CD009648. PMid:23821413.
Dermody M, O’Donnell TF, Balk EM. Complications of endovenous ablation in randomized controlled trials. J Vasc Surg Venous Lymphat Disord. 2013 Oct;1(4):427–36.e1.
Curta a página

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.