Na Inglaterra desde 2008 existe um código de utilização de roupas para os médicos enquanto estão atendendo os pacientes. Alguns estudos científicos mostraram que a gravata em ambientes com procedimentos pode abrigar bactérias e criar problemas. Adornos femininos e masculinos como colares, pulseiras, anéis entre outros também podem carregar bactérias.
Alguns defendem que os médicos usem scrubs em tais ambientes ( roupa cirúrgica). Por outro lado existem estudos que mostram que os pacientes preferem médicos de jaleco branco, o que pode afetar o seguimento das orientações dadas pelo médico por parte dos pacientes.
Estudo realizado na Inglaterra mostrou que pacientes preferem ser atendidos por médicos de avental branco e roupa formal na maioria das situações. Uma exceção para atendimento por cirurgiões e médicos em emergência, quando as pessoas disseram preferir que usassem scrubs.
Nós definimos o código de vestimentas da seguinte forma. Em dias que somente consultas sejam realizados, o médico pode utilizar roupa social e avental branco com seu sapato normal ou com sapato cirúrgico. Em dias que houverem procedimentos na clínica, o(s) médico(s) deverá(ão) usar o scrub nos procedimentos com sapato de bloco. Para os atendimentos entre procedimentos pode ser usado o scrub com avental por cima.

Link da fonte na imagem